top of page

Evento Técnico - Visita Monitorada  ETA - Vila Vitória - 2019


O prédio onde fica a ETA tem mais de 70 anos. Ela foi construída em 1943 para captar água do córrego Guarará. Hoje, a água é captada na represa do Pedroso e enviada por meio de tubulações à estação.

Em razão de seu valor histórico, a ETA é tombada pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André). Nela trabalham técnicos que fazem análises laboratoriais da qualidade da água e garantem que ela sempre esteja potável.A Estação de Tratamento de Água Guarará (ETA Guarará), na Vila Vitória, é responsável pelo tratamento de 5% da água consumida em Santo André, o que equivale a 51 mil pessoas atendidas. A estação abastece os reservatórios Miguel Ângelo e Vila Vitória.

Estação de Tratamento de Esgoto

O Semasa mantém desde 2007 a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque Andreense. Graças ao trabalho realizado na ETE, o esgoto produzido por cerca de 2,5 mil habitantes da região é tratado, evitando que os dejetos cheguem à represa Billings pelo córrego Tubarão.


A estação tem capacidade para tratar 20 m³ de esgoto por hora, mas foi projetada para que possa ser ampliada para 40 m³. Duas estações elevatórias garantem que o esgoto chegue à ETE, além da rede coletora e das ligações domiciliares. O Parque Andreense fica em área de proteção aos mananciais por estar próximo à represa Billings, reservatório de água que abastece cidades do ABC.


Recentes
Palavra-chave
Nenhum tag.
bottom of page