top of page

Viagem técnica para a Usina de Angra e Paraty-RJ - 19/12/2023

Foram três dias de muitas atividades e aquisição de novos conhecimentos. No primeiro dia, 19/12/2023, quinta-feira, saímos de Santo André rumo à Paraty, onde nos hospedamos. No dia 20/10, sexta-feira, fizemos a visita técnica à Usina de Angra dos Reis, formada por Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (em construção).

A primeira usina nuclear brasileira entrou em operação comercial em 1985 e opera com um reator de água pressurizada (PWR), o mais utilizado no mundo. Com 640 megawatts de potência, Angra 1 gera energia suficiente para suprir uma cidade de 1 milhão de habitantes, como Porto Alegre ou São Luís. A segunda usina nuclear brasileira começou a operar comercialmente em 2001. Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte.

No dia 21/10, sábado, fizemos um agradável passeio de barco com almoço incluído e tivemos a noite livre, retornando a Santo André no domingo, dia 22/10.