top of page

Visita à Sala São Paulo - 10/12/2023

Devido ao sucesso do passeio no ano passado, formamos uma lista de espera que deu origem ao passeio desse ano. Nessa oportunidade conhecemos a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País. Seu abrigava originalmente uma estação da Estrada de Ferro Sorocabana, projetada por Christiano Stockler das Neves em 1925 - período em que a cidade, estimulada pelo café e pela ferrovia, crescia em ritmo acelerado - o prédio, marcado pela sobriedade dos ornamentos e detalhes do estilo Luís XVI, seria concluído somente em 1938, quando a urbanização de São Paulo já se caracterizava pela presença de automóveis, minimizando a utilização de bondes e trens.


Em 1997, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo transformou a antiga estação no Complexo Cultural Júlio Prestes, o qual foi tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat. Situada no centro da Cidade, vizinha da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra, a Sala São Paulo fez realizar o potencial de revitalização da região.


Após o espetáculo, fizemos a visita monitorada na qual foram explicados a importância da Sala como patrimônio histórico e marco da cidade, o processo de restauro e revitalização pelo qual passou no final da década de 90 e o projeto de construção da Sala São Paulo, sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos.


Finalizamos esse agradável passeio com um maravilhoso almoço com o melhor da culinária italiana e ótimos vinhos no restaurante Circolo Italino, situado no Edifício Itália.




Comments


Recentes
Palavra-chave
Nenhum tag.
bottom of page